Inicio Blog

07 de Junho dia Mundial da Corrida

O Dia Mundial da Corrida é celebrado na primeira quarta-feira de junho. Portanto, em 2023 celebramos esta data na quarta-feira, 7 de Junho.

Foi uma iniciativa que começou em 2009 nos Estados Unidos. Nessa altura chamava-se National Running Day e atraiu mais de 2,5 milhões de participantes, entusiastas da corrida que se juntaram à celebração em 177 países diferentes.

O sucesso internacional foi tamanho que, em 2016, o então Presidente da Câmara de Nova Iorque, Warren Wilhem de Blasio Jr., promoveu em todo o mundo o Global Running Day ou o que é agora conhecido como Dia Mundial da Corrida.

As associações de atletismo mais importantes dos EUA – como os organizadores das Maratonas de Nova Iorque e Boston – formam parte ativa desta iniciativa.

A razão para celebrar o Dia Mundial da Corrida é prestar homenagem aos milhões de corredores de todo o mundo que praticam este desporto todos os dias para terem uma melhor qualidade de vida.

O objetivo é que milhões de entusiastas da corrida partilhem a sua paixão por correr, como forma de promover um estilo de vida ativo e saudável.

Corredores de todas as idades participam em várias competições organizadas precisamente para este dia.

E são cada vez mais as pessoas que aderem à corrida devido a todos os benefícios que traz para a saúde física e mental.

Benefícios para a saúde:

  • Fortalece o sistema cardiovascular e respiratório.
  • Fortalece o sistema imunitário.
  • Fortalece os músculos, as articulações, os ossos, os tendões e os ligamentos.
  • Reduz o risco de doenças cardíacas, cancro e osteoporose, entre outras.
  • Acelera o metabolismo e ajuda a perder peso.
  • Reduz o stress e a ansiedade.
  • Melhora a auto-estima.

Formação de Treinadores – Província do Namibe

A Federação Angolana de Atletismo, leva acabo desde o dia 1 de Junho, a Formação de treinadores nas especialidades de Meio Fundo e Fundo em Atletismo na província do Namibe, ministrado pelo Professor Doutor. Berneando Gonçalves Manuel, cujo o público alvo ,são  treinadores  e professores de Educação Física, a mesma culminará  no dia 8 de Junho , com um grande Festival de Mini Atletismo,  que terá  a participação de 120 crianças.

Atleta Marcos dos Santos confirma rapidez em Eswatini

O velocista angolano Marcos dos Santos, categoria júnior, confirmou ser um dos corredores mais rápidos da região austral, ao sagrar-se segundo classificado do campeonato sénior masculino de Eswatini, nos 100 e 200 metros, provas que contaram, também, com a participação de corredores da África do Sul, Moçambique e do Lesotho.

Nas eliminatórias para a final dos 100 metros, o angolano cronometrou 10s72 e venceu a série. O corredor do Petro de Luanda não fez melhor na disputa da final e acabou na segunda posição com o tempo de 10s85.

Na prova dos 200 metros, a história foi diferente. Depois de vencer a série da eliminatória, com o tempo de 21s30, na final o desempenho foi melhorado, 21s24, mas insuficientes para alcançar a primeira posição. Marcos quedou-se no segundo lugar.

O carrasco de Marcos dos Santos nas duas finais foi o veterano atleta olímpico tswanês Matsenjwa Sibusiso que cronometrou 10s57 nos 100m e 21s20 nos 200m.

Santana João, treinador do atleta, mostrou-se satisfeito a julgar  pelo facto do atleta estar a vir de uma paragem, depois de participar do campeonato africano da Zâmbia.

Marcos Santos trabalhou em regime de estágio na cidade moçambicana de Maputo, de onde saiu para Mbambane, Eswatini.

 Antes, em Moçambique, competiu e venceu a prova de 200 metros do campeonato local em seniores.

O programa de preparação do atleta para o mundial de Budapeste, Hungria, entre 19 e 27 de Agosto, contempla trabalhos em Luanda e novo estágio em Portugal. Marcos é campeão nacional júnior dos 100 e 200 metros e recordista nas duas especialidades.

O atleta que chega hoje a Luanda correu no Campeonato Africano de Ndola, Zâmbia, e ficou no quinto lugar, na prova dos 200 metros, e falhou a final nos 100 metros.

 

Campeonatos Nacionais em Atletismo de Estrada

A associação Provincial de Atletismo no Huambo realiza, no próximo sábado, as 8h00, em parceria com a Federação Angolana da modalidade, os campeonatos nacionais seniores masculinos e femininos de Estrada.

A corrida de 15 quilómetros terá como ponto de partida o portão do Instituto Medio Agrário e termino no Jardim da Cultura.

As condições estão a ser criadas para que o evento possa decorrer sem subsaltos, uma vez que estarão presentes os melhores corredores da praça Angola.

A associação esta comprometida com facto da federação ter escolhido mais uma vez, a cidade do Huambo como palco dos Nacionais.

A fundista do Interclube, Ernestina Paulina, vencedora da corrida São Silvestre 2022 com 35 minutos e 44 segundos, é apontada como a principal referencia para a conquista do título.

No sector masculino o laque de candidatos é maior, com destaque para António Tako, Atleta da equipa Bichos do Mato,António Teko foi vice-campeão da edição passada, com o tempo de 31 min/18 seg. da prova que sai às ruas de Luanda no último dia do ano.

Marcos dos Santos Atleta Angolano faz história em Ndola

O velocista angolano Marcos dos Santos terminou a participação no 15º campeonato africano júnior masculino de Ndola, Zâmbia, com registo histórico, ao se colocar na quinta posição da prova dos 200 metros rasos.

Marcos na disputa da final que inscrevia dois atletas nigerianos, outros dois da África do Sul e da Gâmbia, o angolano não se deixou intimidar. Largou na pista 7, ao lado do argelino Beniache Abdelkader e partiu firme e confiante.

Não era favorito e a melhor impulsão favoreceu os que lhe ficaram na frente, desde o início da corrida.  Não se deixou ultrapassar e no último terço da prova aproximou-se mais do quarto e terceiro classificados, mas não havia muito por percorrer.

O sul-africano Van Armand venceu a prova com o tempo de 20:63 e o angolano acredita ter ficado abaixo dos 221 segundos, uma vez que no momento em que falava ao Jornal de Angola, ainda não tinham sido publicados os resultados.

“Estou muito orgulhoso, feliz porque isto resulta de uma luta e tanto, para trazer esta classificação para o país. Acredito que corremos abaixo dos 21 s, porque foi uma prova muito rápida. A minha meta agora é trabalhar para conseguir os mínimos olímpicos e conseguir a qualificação direta para Paris 2024”, disse.

O atleta aproveitou a ocasião para agradecer a direcção do Petro de Luanda, seu clube, por ter disponibilizado recursos para a preparação. Também foi o clube que custeou a participação do corredor, campeão nacional, na prova continental. No historial do atletismo angolano, nas últimas décadas, Marcos é o primeiro a chegar a tal classificação numa prova africana. O atleta conseguiu o passe à final ao cronometrar 21:33 segundos na prova da meia-final, disputada na segunda-feira.

Marcos, único angolano inscrito na prova, falhou, por pouco, a final dos 100 metros. A sua prestação levou o chefe de missão, Márcio Fernandes, a contestar e ir até à sala do “photo finish” ver a prestação do corredor angolano.

Fonte:#Jornal de Angola

Dia Mundial Do Atletismo Infantil

Alusivo ao Dia mundial do Atletismo Infantil dia 7 de Maio, a Federação Angolana de Atletismo em parceria com o Instituto Politécnico de Administração e Serviços   realizaram no Colégio 5143 da Vida Pacífica, diversas actividades sobre a modalidade, participaram no total: 200 crianças  e 10 professores de Educação Física  e 15 monitores.

  • Estiveram presentes – Administrador adjunto do Zango/Viana
  • Directores das duas escolas e seus vices
  • O Presidente da Federação Angolana de Atletismo ” Bernardo António João
  • Vice para Área  técnica  Jorge Cruz  e
  • Professora responsável para Área feminina de FAA , Luísa  Nicolau.

Ver mais Fotos: Todas Imagens | Federação Angolana de Atletismo (f-aatletismo.com)

Federação de Atletismo proíbe mulheres transgénero em competições femininas

Presidente da entidade anunciou a formação de um grupo de trabalho, que será presidido por uma pessoa transgênero, para aprofundar o estudo da questão da inclusão trans na modalidade A World Athletics, a federação internacional de atletismo, proibiu mulheres transgênero de participar em competições femininas de elite e reforçou as restrições de testosterona para outras atletas, anunciou a entidade nesta quinta-feira (23).

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse que a decisão de excluir mulheres transgénero que passaram pela puberdade masculina foi baseada “na necessidade primordial de proteger a categoria feminina”.

As medidas mais rígidas em torno de uma das questões mais controversas e polarizadoras do desporto seguem um movimento semelhante ocorrido na natação em 2022.
O conselho da entidade também aprovou por votação o corte da quantidade máxima de testosterona plasmática para atletas com Distúrbios no Desenvolvimento Sexual (DDS) pela metade, de 5 para 2,5 nanomoles por litro.

Os atletas com DDS também terão que reduzir seus níveis de testosterona abaixo do novo limite por um período mínimo de 24 meses em todos os eventos para competir, o dobro do tempo anterior.

O órgão regulador já havia proposto a opção de atletas transexuais poderem competir na categoria feminina se também mantivessem os níveis de testosterona abaixo de 2,5 nanomoles por litro por 24 meses.

No entanto, a entidade disse na quinta-feira que ficou claro que havia pouco apoio dentro do desporto para essa proposta.

“Não estamos dizendo não para sempre”, disse Coe em entrevista coletiva.

Coe anunciou a formação de um grupo de trabalho, que será presidido por uma pessoa transgénero, para aprofundar o estudo da questão da inclusão trans.

Fonte: CNN Brasil

Fuga à Resistência é Lançada no Bengo

A 11ª edição da Meia-Maratona Fuga à Resistência, que acontece a 4 de Fevereiro nas terras do Jacaré Bangão, foi lançada ontem, em Caxito, em cerimónia presidida pela governadora provincial Maria Antónia Nelumba, ante a presença de Palmira Barbosa, ministra da Juventude e Desportos.

Classificação Geral Masculino

🏆🏁

#federaçãoangolanadeatletismo #atletismo #luanda #Angola #Campeonato Nacional de Estafeta-Huila- 2023 #tchaco #tchacosports @puravidaangola @sanlam_angola @ncrangola @totalenergies_ao @triunfalseguros

Classificação Geral Feminino

🏆🏁

#federaçãoangolanadeatletismo #atletismo #luanda #Angola #sãosilvestre #tchaco #tchacosports @puravidaangola @sanlam_angola @ncrangola @totalenergies_ao @triunfalseguros