David Elias, atleta do interclube, revalidou o título na categoria de seniores masculino, do Campeonato Nacional de corta-mato, que decorreu, sábado último, no perímetro do polígono florestal da comuna da Palanca, município da Humpata, província da Huíla.
Ao totalizar 35 minutos e 47 segundos no percurso de 20 quilómetros, David Elias superou a concorrência. A segunda posição foi ocupada por Jeremias Candumbo, também do Interclube, seguido por Domingos Sanganhali (1° de Agosto).
Na mesma distância, em feminino, Ernestina Paulino (Interclube) repetiu a proeza do ano passado, ao somar 40 minutos e 47 segundos, secundada pela colega de equipa, Adelaide Machado, Joana Haleca, afecta ao Petro de Luanda, quedou-se na terceira posição. Em júnior masculino, André Gabriel (Jamba Sport) venceu a prova, na distância de oito quilómetros, ao passo que Avelino Dalton (1° de Agosto) e Zeferino Farias (Jamba Sport) ocuparam a segunda e terceira posições respectivamente. Em feminino, Inácia Kapoko (Benfica do Labango) subiu ao primeiro lugar do pódio, batendo na concorência Marlene Capoco e Neide Evangelista, todas afectas ao Benfica do Lubango, ocuparam as posições imediatas por esta ordem.
Em juvenis masculinos, ganhou Osvaldo Carlos (Interclube da Huíla). Nas posições seguintes quedaram-se Marcolino Kanjongo (Inter da Huíla) e Francisco Muteka (Benfica do Lubango).
Na classe de juvenis femininos venceu Joaquina Base (Organizações Santos Al), Fernanda Mukongo (Benfica do Lubango) e Antonia Lourenço (Petro de Luanda) foram os três primeiros classificadas nesta ordem. Por equipa, em sénior masculino, venceu o Interclube com 14 pontos, seguido pelo Petro de Luanda e l° de Agosto, com 33 e 44 pontos, respectivamente, enquanto em feminino, a vitória coube, igualmente, ao Interclube, com a soma de 14 pontos. Os vencedores foram unânimes de afirmar que a prova serviu de preparação, visando a São Silvestre. Já o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, mostrou-se satisfeito com os resultados e a forma como a prova decorreu.