Huíla vai ganhar pista de tartan para dinamizar Atletismo

CATEGORIA

Governo vai disponibilizar ainda esse ano, quatro mil milhões de Kwanza para reabilitar e modernizar o Estádio Nacional da Tundavala.
O pacote financeiro consta no Orçamento Geral do Estado e vai trazer pela primeira vez a tão esperada pista de atletismo, que constitui uma das prioridades do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla.
A informação foi avançada pelo director provincial, Osvaldo Lunda, que apesar de não ter avançado uma data para a execução, realçou que concretização é determinante e está dependente da alocação da verba pelo Ministério da tutela.
A construção da pista de atletismo conta já com um financiamento de 50 mil euros disponibilizadas pelo governo da Grécia, para o projecto de massificação “Okuhateka”, da antiga fundista Ana Isabel Elias.
A concretização da pista minimiza a carência deste elemento fundamental para o desenvolvimento do atletismo em Angola, já que o estádio dos Coqueiros, em Luanda, é o único do País com uma pista de atletismo.
“Caso o valor esteja disponível na conta no Ministério, este fará um concurso público para a admissão de empreiteiro, porque a CAF orienta que o Estádio deve ser modernizado periodicamente”, disse o responsável, que destacou ainda que a reabilitação vai contemplar também os camarotes, bancadas de imprensa, elevadores, balneários, mudança dos placares (relógios), a reabilitação da zona de imprensa, bem como passarão a ser de madeira, substituindo os actuais de metal.
O estádio herdou o nome de um dos maiores destinos turísticos da província, a sétima Maravilha da Fenda da Tundavala, após um concurso público para atribuição de uma designação em que concorreram 112 propostas.
A infra-estrutura, foi edificada, em 2009, numa área de 25 mil e 807 metros quadrados pela construtora chinesa “Sinohydro Corporation LTD”, e custou 69 milhões USD e tem capacidade para 20 mil espectadores.
Comporta 20 casas de banho, igual número de salas VIP, duas subestações eléctricas com capacidade para 15 mil kV (quilo-volt), uma sala presidencial.
Possui ainda sete postos médicos para atendimento ao público, jogadores e convidados Vip, 14 lojas, um restaurante e parque de estacionamento para 2.000 viaturas.
Fonte: Jornal EXPANSÃO

NOTÍCIAS MAIS VISTAS


BOLETIM DE NOTÍCIAS